Vidros TemperMinas Aqui você encontra informações sobre os tipos de vidros que trabalhamos

Vidro Temperado

O vidro temperado é obtido pela transformação do vidro comum em um vidro no mínimo 5 vezes mais resistente a impactos e também às diferenças de temperatura. Fabricado em um forno de têmpera horizontal, o que há de mais moderno, não deixa marcas de pinças nem manchas ou malhas na superfície dos vidros. Com esta inovação tecnológica é possível produzir vidros temperados em grandes chapas de pequenas espessuras.

O vidro temperado pode ser produzido a partir de 4mm de espessura, em diversos desenhos, cores e pinturas. Mas atenção: depois de passar pelo processo de têmpera o vidro não pode ser cortado ou furado.

Forno de têmpera horizontal com tecnologia de ponta

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Resistência ao choque térmico: as diferenças de temperatura entre dois pontos em um mesmo vidro provocam sobre ele tensões que podem ocasionar a chamada “quebra térmica”. Quando essa diferença é maior que 25° C, torna-se necessário temperá-lo e, para isso, o vidro deve ter um bom corte e boa lapidação. A têmpera permite ao vidro suportar diferenças de temperatura de até 200° C. Esta característica é ainda mais importante no caso dos vidros coloridos, cujos coeficientes de abrasão energética são mais elevados.

Resistência à flexão: um vidro submetido à flexão apresenta uma face em compressão e a outra em tração. Por exemplo, uma chapa de vidro temperado, com medidas de 1000 x 300 mm e 6 mm de espessura, colocada sobre dois apoios distantes entre si 700 mm, suporta uma carga de 170 Kg, com uma flecha de 69 mm, sem risco de rompimento ou deformação.

Resistência à flambagem: a mesma chapa, submetida a uma carga axial permanente, suporta até 1.000 Kg com uma flecha de 35 mm.

Resistência à torção: a mesma chapa suporta um esforço de 50 kgf, descrevendo um ângulo de 27º, ao passo que uma chapa apenas recozida rompe-se com 10 Kgf.

Tempered_glass2

APLICAÇÕES

  • Box para banheiro;
  • Fechamento de loja e residência;
  • Guarda corpo;
  • Fachada;
  • Portas e janelas em vidro;
  • Aplicações que exijam resistência.

Vidro Insulado

O vidro insulado também é denominado vidro duplo ou termo-acústico. É composto por duas ou mais peças de vidros, coladas a um perfil de alumínio, duplamente vedados. Este vidro é a melhor opção para o aproveitamento da luz natural, bloqueio do calor proveniente da radiação solar e redução de ruídos, o que proporciona um grande conforto térmico e acústico.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Podem ser constituídos de vidros monolíticos (uma única fase), incolores ou coloridos, impressos ou fantasia, laminados, refletivos, espelhados, temperados, esmaltados, com espessuras entre 4 e 12mm. De acordo com a necessidade do projeto o perfil de alumínio pode ser de: 5,5 à 20 mm.

Low-e-insulated-glass

APLICAÇÕES

  • Adegas/Climatização;
  • Edifícios comerciais e residenciais;
  • Hospitais;
  • Aeroportos;
  • Hotéis;
  • Fábricas;
  • Divisórias;
  • Refrigeradores.

Vidro Esmaltado

Esmaltado: mantêm a privacidade e controla o calor

O Esmaltado é uma evolução tecnológica que agrega os benefícios do jateamento, serigrafia e pintura com praticidade, beleza e durabilidade. A tinta aplicada neste processo se funde ao vidro depois de submetida à determinada temperatura na têmpera.

Além de ser de fácil limpeza, ele controla a transmissão de calor, dá mais privacidade ao ambiente e ainda tem toda a segurança de um vidro temperado. O desenho escolhido, que pode ocupar toda a superfície do vidro ou parte dele, proporciona privacidade ao ambiente. De acordo com o desenho escolhido, pode-se filtrar e bloquear os raios solares em até 100%, reduzindo o calor ambiente. O vidro esmaltado está disponível nas cores branco, branco jato, laranja, preto e chocolate.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

A tinta usada neste processo é especialmente produzida em esmalte cerâmico (tinta vitrificada). Ao ser levada ao forno de têmpera seus pigmentos cerâmicos são aderidos de tal forma que passam a fazer parte da superfície do vidro. Sua textura extremamente resistente protege o vidro de atritos com metais pontiagudos e estiletes.
Enameled_glass

APLICAÇÕES

  • Todo tipo de fachada;
  • Portas de vidro;
  • Guarda-corpos;
  • Boxes para banheiros;
  • Vitrines.

Vidro Laminado

Laminado: sua resistência é garantia de segurança O vidro laminado é o conjunto de duas ou mais peças de vidros, unidas por uma película plástica (polivinil butiral). O vidro laminado está disponível em diversas cores. Devido sua resistência é considerado um vidro de segurança, protegendo as pessoas e o patrimônio de ataques de vandalismo, como pedras ou demais objetos lançados.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Após seu processo de laminação, adquire características especiais de segurança, controle sonoro, de calor (quando associado a um vidro refletivo) e de radiação ultravioleta (evitando a descoloração de tecidos e móveis).

Laminated_glass

APLICAÇÕES

  • Tampos de Mesa;
  • Hospitais;
  • Aeroportos;
  • Hotéis;
  • Divisórias;
  • Pisos.

Vidro Refletivo

Vidro refletivo: deixe o calor do lado de fora Os vidros refletivos são indicados para o controle de entrada de calor no ambiente, proporcionando conforto e economia. A luz solar passa através do vidro, enquanto o calor é refletido de volta para o ambiente externo. Permitem economia de energia elétrica pela redução dos gastos com ar condicionado ou aquecedores. Existem três processos de fabricação destes vidros que determinam a proteção da radiação e a condução do calor. São eles:

Pirolíticos

A aplicação da camada metalizada é feita durante a fabricação do vidro float, por pulverização de óxidos metálicos. Este processo é realizado em temperaturas elevadas, garantindo uma aderência maior da camada metalizada.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Moderado controle do calor solar e entrada da luz (média de 50%); maior resistência a agressões externas; e pode ser temperado ou curvado.

Metalizados a vácuo

A aplicação da camada metalizada é feita por bombardeio de partículas de átomos de metal, eletrostaticamente aceleradas em uma câmara de vácuo. No momento da aplicação dos óxidos metálicos a temperatura é bem menor que no processo pirolítico.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Maior controle do calor solar e entrada de luz (média de 80%); mais sensível a agressões externas de todo tipo; e não apresenta resistência à abrasão. » Observação: alguns fabricantes procuram compensar a sensibilidade destes vidros aplicando uma camada de silicone na face metalizada, permitindo que possam ser temperados ou curvados. Sem essa proteção adicional o produto exige cuidados especiais na instalação e no manuseio.

Baixo emissivo ou LOW-E

São vidros obtidos através da pulverização (a quente) de uma capa de óxidos metálicos (pirólise), sobre o vidro Incolor. Formando uma capa baixo emissiva com elevada resistência e de cor ligeiramente azulada, que fica totalmente integrada ao vidro.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Reduz o efeito da parede fria e os riscos de condensação adicionando ao vidro elevado nível de controle solar.
Reflective_glass